quarta-feira, 28 de março de 2018

As melhores coisas da vida ... Não são coisas (roubei esta frase por que é perfeita)

Estava eu preparando uma nova receita, final do dia, tudo certo... Quase tudo... Faltava um ingrediente...Creme de leite seu pestinha... Sol baixo, clima fresquinho, decidi ir a pé.
O supermercado fica próximo a minha casa, uns três quarteirões e, com a Páscoa se aproximando... Bora fazer um pouco de exercício não é mesmo? Lá fui.
Chinelo, short e camiseta abri o portão da rua e... Pinguinhos, micro pingos.
Olhei para o céu e estava meio a meio, eu tinha a escolha de voltar e ir de carro ou arriscar, optei pela segunda.
Caminhar sempre foi algo que eu gostei de fazer e adoro meu bairro, suas calçadas irregulares e árvores então o que podia dar errado?
Cheguei ao meu destino e comprei o bendito creme de leite mas... Como sempre, nunca saio do supermercado sem comprar três vezes a quantidade de coisas que eu inicialmente iria comprar.
Quatro sacolas e a vontade de chegar logo em casa, fazer tudo e curtir o resultado.
Piso fora do supermercado e aquela chuva caindo... Ops... Esperei, esperei, esperei... Não parava mas, também não estava mais tão forte... Comecei meu retorno.
Uma chuvinha gostosa caindo e eu pensei, se continuar assim beleza.
Engrossou... Huuummm ... Pensa, pensa cabecinha... Um pé de jasmim a frente com a copa bem juntinha, perfeito! Fiquei lá quietinha e a chuva deu uma trégua, continuei a andar e foi como se meus pés tivessem conexão com os céus.... Chuva grossa de novo, eu molhada, com as quatro sacolas, xingando a hora que decidi ir no supermercado a pé mesmo SABENDO que ia chover.... Arrrr .... Eu queria me bater.
A frente vi outro pé de jasmim e parei novamente brava, de mau humor, pensando que nem o celular levei... Tutti bella cosa... Arrrr.
Parou uma caminhonete próxima a mim e eu pensei, glória a Deus... Ele deve ter tido o aprendizado de domingo para não sermos indiferentes com o próximo... Uma alma boa que viu esta pobre coitada, encharcada e vai me dar uma carona. Pode parecer loucura mas, eu realmente esperava uma carona. Infelizmente ele não viu o aprendizado de domingo, e foi embora... Mas, que alma desalmada.
A chuva parecia estar gostando dali pois, nem mais as folhas juntinhas do jasmim estavam segurando a enchente no meu esconderijo.
Foi ai que me vi sem opção... Sozinha, sem celular, há dois quarteirões de casa.
Parei. Respirei. De repente... Senti o perfume do jasmim... Foi uma volta no tempo e no espaço e me remeti a Candeias na casa da minha mãe... Aquele perfume era familiar.
Olhei para mim... Não tinha um centímetro do meu corpo que estivesse seco, olhei para o céu e a minha amiga chuva não estava pensando em parar. Olhei além e vi as nuvens, os raios, senti os pingos molhando meu rosto, nossa... Que nostalgia... Minha infância, adolescência, quantas e quantas vezes na praia em Candeias, começava a chover e não tínhamos para onde ir... Lembrei da areia e os pingos desenhando nela... Voltei, e vi o asfalto e as correntezas que os meio fios provocam.
Olhei para mim, o meu passado, o meu presente... Sim... O meu presente era este... Chuva no rosto, cabelos ensopados, andei... Sem pressa.
Cada minuto seria valioso pelas lembranças que me trouxeram, pela experiência de tomar um belo banho de chuva, pela sensação deliciosa que os pingos grossos estavam causando na alma.
Uma poça aqui e outra ali... Muitos carros passavam e será que me viam? A louca andando feliz na chuva? Não sei... Na verdade não queria saber.
As calçadas eram como aventuras para uma nova brincadeira.
Cheguei no meu prédio e cruzei com uma vizinha correndo fugindo da chuva e eu... Calma... Eu não queria chegar, foi bom, foi profundo.
Olhei para ela e ela olhou para mim... Meu olhar foi de não entender o porque ela olhava para mim espantada, foi tão bom... Sorri e entrei.
Minha filha quase caiu quando me viu entrar... Eu só disse... Há, que delícia.
Tomei um banho quente, preparei meu chocolate e sentei para escrever.
Faz tempo que não escrevo e isso me inspirou.
Como sou agradecida por estes momentos... Obrigada creme de leite.

(Juliana Priori)

Nenhum comentário:

Postar um comentário